quinta-feira, outubro 16, 2008

PÉROLAS MUSICAIS DO PASSADO

Rush - Signals (1982)

A banda canadense Rush teve sua primeira formação em 1969. Em seus mais de 25 anos de história produziu não apenas álbuns de hard-rock, mas verdadeiras obras primas de lirismo e musica, que chegaram a fazer com que a banda fosse caracterizada por muitos como rock progressivo.
A primeira formação da banda contava com o baixista e vocalista Geddy Lee (Gary Lee Weinrib), o guitarrista Alex Lifeson (Alex Zivojinovich) e o baterista John Rutsey, companheiros de escola. Esta formação tocava covers de bandas de hard rock como Led Zeppelin e Cream no circuito de clubes de Toronto. O nome Rush foi sugerido pelo irmão do baterista John Rutsey.
Em 1974, logo após a gravação do primeiro álbum auto-intitulado, o baterista John Rutsey abandonou a banda (devido a diferenças musicais e possíveis problemas de saúde), sendo substituído pelo lendário Neil Peart (considerado até hoje um dos melhores, senão o melhor, baterista de rock do mundo).Mais do que um baterista, haviam conseguido um excelente letrista cujos trabalhos casavam perfeitamente com as composições de Geddy Lee e Alex Lifesson. Desde então a formação da banda não mudou.
Em 25 de Setembro de 1982, a banda lançou seu nono álbum intitulado "Signals", que vinha com a proposta de modernizar o som da banda, incluindo samplers, teclados e sintetizadores nos arranjos, deixando um pouco de lado as guitarras e abordando temas futuristas. Signals abriu a terceira fase da banda.“New World Man” que tocou nas rádios, lembrava o som do The Police. Foi uma fase totalmente experimental para a banda. Neil Peart foi muito elogiado pelo trabalho que realizou na bateria deste álbum.
As canções têm letras relacionadas com as fases da vida, em ordem cronológica. A faixa “The Weapon” dá continuidade à série “Fear”.
“Subdivisions” ganhou um vídeo clip, assim como a fantástica “Countdown”, que tem um clima totalmente futurístico e conta com belíssimas imagens da NASA.
"Losing It" contou com a participação especial de Ben Mink, fazendo um belíssimo solo de violino.Signals é sem dúvida um disco totalmente diferente do que o Rush já havia feito, porém, não deixa de ser um belíssimo e interessante trabalho e prova que é possível uma banda de rock usar teclados e sintetizadores de uma maneira inteligente e sem perder a essência do estilo.
Faixas

1- Subdivisions (5:33)
2- The Analog Kid (4:46)
3- Chemistry (4:56)
4- Digital Man (6:20)
5- The Weapon (Part II of Fear) (6:22)
6- New World Man (3:41)
7- Losing It (4:51)
8- Countdown (5:49)





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Fontes: Whiplash / Wikipédia

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