quarta-feira, outubro 24, 2007

Família em primeiro lugar

Família em primeiro lugar

Normalmente, a grande discussão é como conciliar o conflito entre trabalho e família, e a saída salomônica é afirmar que dá para fazer ambos. Será?
O cinema americano vive mostrando o clichê do executivo atarefado que não consegue chegar a tempo à peça de teatro da filha ou ao campeonato mirim de seu filho. Ele se atrasou justamente porque tentou "conciliar" trabalho e família. Só que surgiu um imprevisto de última hora, e a cena termina com o pai contando uma mentira ou dando uma desculpa esfarrapada.
Se tivesse colocado a família em primeiro lugar, esse executivo teria chegado a tempo, teria levado pessoalmente a criança ao evento, teria dado a ela o suporte psicológico necessário nos momentos de angústia que antecedem um teatro ou um jogo.
A questão é justamente essa. Se você, como eu e a grande maioria das pessoas, tem de "conciliar" família com amigos, trabalho, carreira ou política, é imprescindível determinar, muito antes das inevitáveis crises, quem você prioriza e coloca em primeiro lugar. Você não terá de tomar difíceis decisões de lealdade na última hora, pois a opção já terá sido previamente discutida e emocionalmente internalizada.
Colocar a família em primeiro lugar tem um custo com o qual nem todos podem arcar. Implica menos dinheiro, fama e projeção social. Muitos de seus amigos poderão ficar ricos, mais famosos que você e um dia olhá-lo com desdém. Nessas horas, o consolo é lembrar um velho ditado que define bem por que priorizar a família vale a pena: "Nenhum sucesso na vida compensa um fracasso no lar".
Qual o verdadeiro "sucesso" de ter um filho drogado por falta de atenção, carinho e tempo para ouvi-lo no dia a dia? De que adianta fazer uma fortuna para ter de dividi-la pela metade num ruinoso divórcio e pagar pensão à ex-esposa para o resto da vida? De que adianta ser um executivo bem-sucedido e depois chorar na sobremesa porque não conheceu sequer o próprio filho?

(Trechos do texto de Stephen Kanitz)

Obs.: Sempre dei muito valor à minha família, mas talvez não tivesse dado o valor necessário. Coloquei meus amigos na frente e talvez este tenha sido o maior erro da minha vida. Não que meus amigos não mereçam minha consideração, mas família realmente é tudo, tem que estar a frente sempre! Quando precisei de algumas pessoas da minha família, numa época difícil em que perdi minha mãe e meus avós, me deram total apoio e, talvez este mesmo apoio eu teria que ter dado ao meu pai e ao meu irmão na mesma proporção, como que algo recíproco, mas eu não enxerguei isso. Passado um tempo, me caiu a ficha e agora vejo a grande falha que cometi.

Bem... Antes tarde do que nunca!

Ricardo M. Freire