sábado, fevereiro 03, 2007

A Tatuagem

A Tatuagem

Fazer tatuagem numa parte do corpo é uma expressão individual de arte. Deve-se primeiro saber o significado e o por que de querer fazer essa tatuagem, pois ela fica marcada para sempre. Não é apenas porque um amigo fez que também devemos fazer. Tatuagem não é moda, não é enfeite. Tem que ter um significado, algo eterno, pra sempre. Tatuagem é personalidade! Ela tem que ser feita com dignidade. Deve ser feita com respeito, e com significado para que possa ser devidamente explicada, talvez... A tatuagem é uma forma de comunicação não verbal que oferece informação instantânea. Quando é feita voluntariamente, é uma evidência física da lealdade de um indivíduo a um grupo.

Vocês são capazes de tatuar para demonstrar honra e respeito?
Em presídios do Brasil, pratica-se a tatuagem para demonstrar união, entre os grupos, como por exemplo, os desenhos de pombas, Nossa Senhora e âncoras são bastante comuns para desejarem paz e esperança de um dia viverem em liberdade.

Um pouco da história das tatuagens...
Em 1769, o navegador e explorador inglês James Cook e sua tripulação desembarcaram no Taiti, nas Ilhas Polinésias e viram estupefatos, que os habitantes da região usavam, no lugar das roupas, o corpo coberto de desenhos feitos da própria pele.Em seus relatos registrados no diário de bordo, Cook escreveu que os nativos injetavam tinta preta dentro da pele que ficavam marcadas para sempre e eles tinham isso como um motivo de grande orgulho.Ele utilizou a palavra "Tattoo" que ficou consagrado mundialmente desde então. Tatu, no idioma do Taiti, significa "desenho no corpo". Daí surgiu a palavra em português: Tatuagem.Além da perplexidade, despertam admiração e consternação. Afinal, o que pode levar alguém a se submeter à dor e a derramar um pouco do próprio sangue para gravar na pele desenhos dos quais jamais se livrará?
Entre as pessoas que se tatuam, existem ainda as místicas que acreditam que certos desenhos lhe conferem proteção mágica. Outras usam a tatuagem como forma de protesto ou de patriotismo, de amizade ou amor. Há quem queira registrar eventos importantes - agradáveis ou não - a data da morte de alguém querido, a realização de um sonho. Peregrinos de todas as crenças costumam exibir no corpo lembranças de idas a cidades santas. É usada ainda como sinal de identificação de tribos, inclusive as urbanas. Não existe lutador de jiu-jitsu que não tenha pelo menos uma, por exemplo. Os mafiosos japoneses também têm o corpo tatuado.
Já os romanos tatuavam seus escravos e os criminosos. Os nazistas repetiriam a prática da tatuagem como castigo. Marcavam a pele dos judeus tanto para controlá-los como para ofender a crença judaica que proíbe a tatuagem. Como os marinheiros da era pós-capitão Cook, que se tatuavam como prova de suas andanças pelo mundo e também como sinal de valentia, ainda hoje existem pessoas que se tatuam para produzir temos aos adversários.
É bastante comum o uso da tatuagem por modismo - que ocorre hoje no Brasil - como ornamento erótico, para informar a preferência sexual de quem as exibe e provocar a resposta de eventuais parceiros, ou por casais interessados em celebrar amor eterno.

Eu particularmente encaro a tatuagem como uma atitude. Tenho duas, e faço questão de mostrá-las, talvez por uma necessidade inexplicável de demonstrar toda a minha "devoção" pela minha banda de rock do coração.
O curioso são as lendas que envolvem a tatuagem. Alguns dizem que fazer um número par de tatuagens dá azar, outros dizem que que quem faz uma, sempre faz mais. Eu tenho minhas duas, estou satisfeito e acho que não sou azarado. Talvez algum dia eu faça a minha terceira, e já tenho uma boa idéia do que poderia ser...
Quer fazer uma? Então abra sua mente, viaje por dentro dela e resgate suas origens, sua concepção de vida e seus ideais.

(Trechos deste texto extraídos da revista VEJA)

Ricardo M. Freire