sábado, janeiro 13, 2007

"Jump" (VAN HALEN): muito mais que uma simples música, um verdadeiro hino!


"Jump" (VAN HALEN): muito mais que uma simples música, um verdadeiro hino!

Mesmo os fãs de rock mais novos ou qualquer leigo no assunto musical já devem ter ouvido o refrão "Might as well jump! / Go ahead, jump!". O hit marcou os anos 80 e imortalizou a voz de DAVID LEE ROTH, o vocalista fanfarrão da banda VAN HALEN que personalizou todos os excessos do hard rock (calças de lycra, blusas de oncinha, maquiagem, suporte no cabelo e muita pose).
Vocês podem até achar a letra um tanto quanto sem graça, mas não sem antes de saber do que se trata! A letra foi escrita pelo vocalista quando eis que um dia o mesmo encontrava-se em sua casa assistindo um noticiário de TV que mostrava um homem no topo de um edifício, o Arco Tower em Los angeles, prestes a cometer suicídio. DAVID escreveu a letra sobre a seguinte frase: "go ahead and jump" (vá em frente e pule!). O vocalista pensou de imediato que há sempre ao menos uma pessoa na multidão que diz ao cara "vai adiante e pule".
E não é só isso que torna a música tão famosa e curiosa. O single levou o disco de ouro em abril de 1984 e até hoje é uma das músicas mais executadas no rádio de todos os tempos. "Jump" ficou durante 5 semanas consecutivas em 1º lugar em todas as paradas de sucesso no mundo todo.
O riff do teclado usado na música por EDDIE VAN HALEN (guitarrista e tecladista da banda) ficou tão famoso que o efeito usado no riff foi imortalizado e já vem programado de fábrica em muitos dos instrumentos. Mais curioso ainda é o fato de o produtor da banda na época, Ted Templeman e o próprio DAVID que tinham a intenção de deixar o single de fora do álbum "1984" por simplesmente acharem que não soava como rock n' roll devido ao excesso de teclados e sintetizadores.

Pra quem quiser conferir, o video clip de "Jump" está disponível no site YOUTUBE, eis o link: http://www.youtube.com/watch?v=6_jTf_OXkQM

Os CDs onde a música pode ser encontrada são: "1984", "LIVE: RIGHT HERE RIGHT NOW", "BEST OF - VOLUME 1" e "BEST OF BOTH WORLDS", todos da banda VAN HALEN evidentemente.
Confiram a letra com sua tradução, cantem, ouçam e tirem suas conclusões...

"Jump" (VAN HALEN)

I get up,
And nothin' gets me down
You got it tough,
I've seen the toughest around
And I know
Baby just how you feel
You've got to ro-o-oll with the punches and get to what's real(Bridge)
Can't you see that standing here I got my back against the recordmachine
I ain't the worst that you've seen
Can't you see what I mean(Chorus)
Ah, might as well Jump (Jump!)
Might as well Jump
Go ahead and Jump (Jump!)
Go ahead and Jump
A-oh, hey you, who said that,
Baby how you been?
You say you don't you don't kno-o-ow
You won't know until you're deep in

(repeat Bridge)

(Chorus 2)
Might as well Jump (Jump!)
Go ahead and Jump
Might as well Jump (Jump!)
Go ahead and JumpJump!

(guitar solo followed by keyboard solo)
(repeat Chorus 2)
(repeat "Jump!" to fade)

TRADUÇÃO:

"Pule"

Eu me levanto, e nada me faz cair
Tá difícil pro teu lado
Já vivi o mais difícil possível
E eu sei, baby, como você se sente
Você tem que girar
Com os socos para conseguir o que é real
Oh você não consegue me ver aqui de pé
Com minhas costas contra a máquina de gravação?
Eu não sou o pior que você já viu
Você não entende o que quero dizer?
É melhor você pular. Pule! É melhor você pular
Vá em frente, pule. Pule!
Vá em frente, pule
Ei você! Quem disse isso? Baby como você tem estado?
Você diz que não sabe
Você não saberá até começarmos
Bem você não consegue me ver aqui em pé?
Com minhas costas contra a máquina de gravação?
Eu não sou o pior que você já viu
Oh você não entende o que eu quero dizer?
É melhor você pular. Pule!
Vá em frente, pule
É melhor você pular. Pule!
Vá em frente, pule

(solo de guitarra)
(solo de teclado)

Você também pode pular. Pule!
Vá em frente, pule
Pegue e pule. Pule! Vá em frente, pule!


Obs.: agora entendem porquê sou fã da banda?

Ricardo M. Freire

2 comentários:

Unknown disse...

Fala Grande Ricardo!
Pois é, sobre o ídolo Eddie Van Halen, o meu caso foi quase igual ao seu, porém bem antes da Jump que vc citou. Conhecí o Van Halen através de um amigo, que tinha o disco Van Halen I. Fiquei pasmo quando escutei a Eruption. Não imaginava como alguém podia tocar daquela forma. Depois ví no programa Som Pop da Tv Cultura, alguns pedaços de shows dos caras, foi aí que realmente a mágica aconteceu! Assistí "Unchained", "Dance The Night Away", "Bottoms UP", "So this is love" e pirei!! Daí realmente me tornei fã.
Acho que essa coisa de ídolo é com o super herói. Quando eu era pequeno, queria ser o Super-homem, o Homem-aranha, o Batman, o Aquaman, essas coisas. Depois que crescí, queria ser o Eddie Van Halen!! rsrsrs... A diferença é que o Eddie é um herói "Real", enquanto os outros são apenas fanstasia.
Grande Abraço, Deco.

Anônimo disse...

Essa história é genial